Paradigmas, Oportunidades e Desafios das Aplicações de Consumidores Web3
Recentemente, o sentimento do mercado está em baixa, à medida que os benefícios das políticas se concretizam abaixo das expectativas, e uma série de tokens de celebridades esgotam a liquidez do mercado de especulação cripto. Esta onda de especulação em criptomoedas, impulsionada por fatores macroeconômicos favoráveis, parece estar se aproximando do fim. Cada vez mais investidores e crentes começam a refletir sobre a próxima narrativa de valor da indústria Web3, com as aplicações consumidoras de Web3 tornando-se o foco da discussão. Somente com a existência de mais aplicações de consumo que realizem uma adoção em larga escala, é que se poderá trazer verdadeira adoção de usuários e valor comercial sustentável para este ecossistema sobrecarregado de infraestrutura.
Este artigo fará uma revisão dos principais paradigmas das aplicações de consumidores Web3 atuais e explorará as suas oportunidades e desafios.
Definição de aplicações de consumo Web3
As aplicações de consumidores Web3 referem-se a softwares voltados para o consumidor comum que possuem características Web3, tendo como alvo a maioria dos consumidores comuns e não usuários empresariais. De acordo com a classificação da App Store, podemos dividir todo o setor de aplicações para consumidores em cerca de 10 categorias, cada uma com diferentes subdivisões. À medida que o mercado amadurece, muitos novos produtos combinam várias características para encontrar pontos de venda diferenciados, mas ainda podemos fazer uma classificação simples com base em seus pontos de venda principais.
Principais paradigmas e oportunidades e desafios das aplicações Web3 para consumidores
Atualmente, existem três paradigmas comuns de aplicações de consumidores Web3:
1. Utilizar as características tecnológicas da infraestrutura Web3 para otimizar os problemas das aplicações de consumidores tradicionais.
Este paradigma pretende aproveitar as características técnicas da infraestrutura Web3 para aumentar a vantagem competitiva dos produtos ou fornecer novos serviços. Isso se manifesta principalmente em dois aspectos:
1.1 Proteção de privacidade extrema e soberania de dados
Oportunidade:
Inovação em tecnologia de privacidade traz soberania de dados para os usuários
As informações pessoais podem ser diretamente armazenadas em dispositivos locais confiáveis, evitando vazamentos.
Muitas aplicações descentralizadas adotam este paradigma, como redes sociais descentralizadas, modelos de IA de grande escala, etc.
Dificuldade:
A proteção de privacidade como um ponto de venda central não tem uma vantagem clara na concorrência de mercado.
As leis e regulamentos podem aliviar efetivamente os problemas de privacidade, uma experiência de produto complexa ou custos de uso elevados reduzem a competitividade.
A ênfase excessiva na proteção da privacidade pode abalar os modelos de negócios tradicionais, tornando difícil o design de modelos de negócios sustentáveis.
A introdução de tokens pode trazer atributos especulativos desnecessários, prejudicando a busca pela correspondência do produto no mercado.
1.2 Ambiente de execução confiável global, de baixo custo e disponível 24 horas por dia
Ponto de oportunidade:
Muitas L1 e L2 oferecem aos desenvolvedores um novo ambiente de execução de programas multi-confiáveis, global e disponível 24 horas por dia.
Reduzir efetivamente os custos relacionados a serviços que envolvem a colaboração de várias partes e dados sensíveis, como pagamentos transfronteiriços, etc.
Dificuldade:
A exploração de cenários de aplicação é difícil, exigindo colaboração entre múltiplas partes, equilíbrio de independência entre os sujeitos e condições rigorosas de sensibilidade de dados.
Os cenários de aplicação atuais concentram-se principalmente na área de serviços financeiros
2. Utilizar ativos criptográficos para desenhar novas estratégias de marketing, programas de fidelidade do cliente ou modelos de negócios.
Este paradigma aumenta a vantagem competitiva dos produtos ao introduzir as altas propriedades financeiras dos ativos criptográficos. Isso se manifesta principalmente em três aspectos:
2.1 Reduzir o custo de aquisição de clientes através de campanhas de marketing baseadas em tokens
Oportunidade:
Os tokens podem reduzir significativamente o risco de projetos iniciais.
Comparado com a colocação de anúncios direta, a criação de tokens com custo zero tem uma relação custo-benefício mais alta para aquisição de clientes.
Muitos projetos da ecologia TON e jogos pequenos adotam este plano
Dificuldade:
O custo de aquisição de usuários iniciais é extremamente alto, sendo em sua maioria especuladores de criptomoedas.
Pode causar um erro de correspondência no mercado do produto.
Com a ampla aplicação do modelo, os retornos marginais diminuem e o custo de aquisição de clientes aumenta gradualmente.
2.2 Programa de Fidelidade de Usuários Baseado em X to Earn
Oportunidade:
Usar as propriedades financeiras dos tokens para reduzir os custos de retenção e ativação.
Estabelecer um programa de fidelidade baseado em recompensas de tokens para comportamentos-chave dos usuários.
Dificuldade:
A atenção dos usuários mudou das funcionalidades do produto para a taxa de retorno, uma queda na taxa de retorno pode levar à rápida perda de usuários.
Se a taxa de retorno for baseada no preço do seu próprio token, isso gera pressão sobre a gestão do valor de mercado.
Durante o mercado em baixa, é necessário suportar altos custos de manutenção
2.3 Utilizar as propriedades financeiras dos tokens para realizar a liquidez diretamente
Oportunidade:
Oferecer novos modelos de negócios para aplicações de consumidores tradicionais
O projeto pode liquidar rapidamente através da venda direta de tokens.
Dificuldade:
Modelos de negócio insustentáveis
O desenvolvimento tardio do projeto pode levar a um conflito de interesses entre a equipe do projeto e os usuários, acelerando a perda de usuários.
Falta de receitas robustas de fluxo de caixa, dependência excessiva do financiamento do ambiente de mercado para manter operações
3. Totalmente dedicado aos utilizadores nativos da Web3, resolvendo as dores únicas deste grupo.
Este paradigma foca em atender usuários nativos da Web3. Pode ser dividido em duas categorias:
3.1 Construir uma nova narrativa, centrando-se no design de monetização dos elementos de valor inexplorados dos usuários nativos do Web3.
Oportunidade:
Fornecer novos ativos especulativos para usuários Web3 ( como SocialFi )
No início do projeto, possui o poder de precificação de certos ativos, obtendo lucros de monopólio.
Dificuldade:
Dependência de recursos da equipe, é necessário obter o apoio de pessoas ou instituições que tenham o "poder de precificação" de ativos criptográficos.
O poder de precificação dos ativos criptográficos é transferido dinamicamente entre diferentes grupos, sendo necessário identificar tendências e estabelecer colaborações a tempo.
Estabelecer parcerias com "formadores de preços" é caro e a concorrência é intensa.
3.2 Fornecer novos produtos de ferramentas, servir usuários Web3 com necessidades não atendidas ou melhorar a experiência do usuário
Oportunidade:
Com a popularização das criptomoedas, o grupo de usuários está a expandir-se, e o potencial do mercado segmentado é grande.
Focar nas necessidades reais, fácil de alcançar a adequação do produto ao mercado
Pode estabelecer modelos de negócios robustos, como plataformas de análise de dados de negociação, Trading Bot, etc.
Dificuldade:
O caminho de desenvolvimento do produto é robusto, mas o ciclo é longo.
Difícil obter grandes financiamentos no início
É necessário manter a paciência e preservar os princípios em meio à complexidade de "emissão de moeda" ou financiamento supervalorizado.
Estas três categorias não são completamente independentes, muitos projetos podem manifestar várias características ao mesmo tempo. Para as equipas que desejam empreender na área das aplicações para consumidores em Web3, devem avaliar de forma abrangente as suas vantagens e necessidades, escolhendo a categoria que melhor se adequa.
Ver original
This page may contain third-party content, which is provided for information purposes only (not representations/warranties) and should not be considered as an endorsement of its views by Gate, nor as financial or professional advice. See Disclaimer for details.
13 gostos
Recompensa
13
7
Partilhar
Comentar
0/400
BlockDetective
· 12h atrás
Dizer isso é apenas fazer as mesmas três coisas.
Ver originalResponder0
¯\_(ツ)_/¯
· 12h atrás
Mais uma vez, os três grandes paradigmas. Quem entende?
Ver originalResponder0
GateUser-2fce706c
· 12h atrás
Há três anos já vi esta tendência, agora a oportunidade está sólida, vou detalhar três pontos-chave.
Ver originalResponder0
BrokeBeans
· 13h atrás
A aterragem é a tendência, não fique hesitante.
Ver originalResponder0
ForkItAll
· 13h atrás
Neste estágio, é só para se divertir.
Ver originalResponder0
DAOplomacy
· 13h atrás
smh... mais uma estrutura que ignora questões de dependência de caminho e estruturas de incentivos sub-ótimas
Ver originalResponder0
MEVSandwich
· 13h atrás
挨着 fazer as pessoas de parvas fazer as pessoas de parvas
Três paradigmas de aplicações de consumidores Web3: análise abrangente de oportunidades e desafios
Paradigmas, Oportunidades e Desafios das Aplicações de Consumidores Web3
Recentemente, o sentimento do mercado está em baixa, à medida que os benefícios das políticas se concretizam abaixo das expectativas, e uma série de tokens de celebridades esgotam a liquidez do mercado de especulação cripto. Esta onda de especulação em criptomoedas, impulsionada por fatores macroeconômicos favoráveis, parece estar se aproximando do fim. Cada vez mais investidores e crentes começam a refletir sobre a próxima narrativa de valor da indústria Web3, com as aplicações consumidoras de Web3 tornando-se o foco da discussão. Somente com a existência de mais aplicações de consumo que realizem uma adoção em larga escala, é que se poderá trazer verdadeira adoção de usuários e valor comercial sustentável para este ecossistema sobrecarregado de infraestrutura.
Este artigo fará uma revisão dos principais paradigmas das aplicações de consumidores Web3 atuais e explorará as suas oportunidades e desafios.
Definição de aplicações de consumo Web3
As aplicações de consumidores Web3 referem-se a softwares voltados para o consumidor comum que possuem características Web3, tendo como alvo a maioria dos consumidores comuns e não usuários empresariais. De acordo com a classificação da App Store, podemos dividir todo o setor de aplicações para consumidores em cerca de 10 categorias, cada uma com diferentes subdivisões. À medida que o mercado amadurece, muitos novos produtos combinam várias características para encontrar pontos de venda diferenciados, mas ainda podemos fazer uma classificação simples com base em seus pontos de venda principais.
Principais paradigmas e oportunidades e desafios das aplicações Web3 para consumidores
Atualmente, existem três paradigmas comuns de aplicações de consumidores Web3:
1. Utilizar as características tecnológicas da infraestrutura Web3 para otimizar os problemas das aplicações de consumidores tradicionais.
Este paradigma pretende aproveitar as características técnicas da infraestrutura Web3 para aumentar a vantagem competitiva dos produtos ou fornecer novos serviços. Isso se manifesta principalmente em dois aspectos:
1.1 Proteção de privacidade extrema e soberania de dados
Oportunidade:
Dificuldade:
1.2 Ambiente de execução confiável global, de baixo custo e disponível 24 horas por dia
Ponto de oportunidade:
Dificuldade:
2. Utilizar ativos criptográficos para desenhar novas estratégias de marketing, programas de fidelidade do cliente ou modelos de negócios.
Este paradigma aumenta a vantagem competitiva dos produtos ao introduzir as altas propriedades financeiras dos ativos criptográficos. Isso se manifesta principalmente em três aspectos:
2.1 Reduzir o custo de aquisição de clientes através de campanhas de marketing baseadas em tokens
Oportunidade:
Dificuldade:
2.2 Programa de Fidelidade de Usuários Baseado em X to Earn
Oportunidade:
Dificuldade:
2.3 Utilizar as propriedades financeiras dos tokens para realizar a liquidez diretamente
Oportunidade:
Dificuldade:
3. Totalmente dedicado aos utilizadores nativos da Web3, resolvendo as dores únicas deste grupo.
Este paradigma foca em atender usuários nativos da Web3. Pode ser dividido em duas categorias:
3.1 Construir uma nova narrativa, centrando-se no design de monetização dos elementos de valor inexplorados dos usuários nativos do Web3.
Oportunidade:
Dificuldade:
3.2 Fornecer novos produtos de ferramentas, servir usuários Web3 com necessidades não atendidas ou melhorar a experiência do usuário
Oportunidade:
Dificuldade:
Estas três categorias não são completamente independentes, muitos projetos podem manifestar várias características ao mesmo tempo. Para as equipas que desejam empreender na área das aplicações para consumidores em Web3, devem avaliar de forma abrangente as suas vantagens e necessidades, escolhendo a categoria que melhor se adequa.